Você sabe o que é Dermatite Ocre?

Se levarmos o seu significado ao pé da letra, dermatite é inflamação da pele, o termo ocre vem da variedade de argila colorida com o óxido de ferro, rica em hematita. Sua cor é resultante da combinação do amarelo com o rosa e o preto. Sendo assim, podemos afirmar que a Dermatite Ocre é uma inflamação da pele de cor marrom avermelhada.

Mas na realidade, qual a sua causa?
O principal fator da doença é a hipertensão venosa que acarreta uma dilatação das veias com saída de sangue. O sangue naquela região fora do vaso é considerado um corpo estranho e o organismo sabiamente cria uma reação inflamatória local para combatê-lo. Em sua composição há a presença hemossiderina, que contém ferro, então quando ocorre a reação inflamatória ela se fixa na pele criando a coloração marrom. Em última análise é uma ferrugem, em outras palavras os pacientes com Dermatite Ocre estão “enferrujando”.
Algumas causas são prováveis no aparecimento da dermatite, como por exemplo:

• Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição;
  • Varizes nos membros inferiores;
  • Excesso de pesos;
  • Já tece um trombose venosa ou algum fator que dificulte o retorno venoso;
  • Sintomas esses que levam a uma hipertensão venosa.

Como tratar?
Para resolver o problema temos que combater a hipertensão venosa. Podemos ter algumas medidas que ajudam na cura:

• Exercícios físicos regulares. É preciso movimentar-se, principalmente pessoas que ficam muito tempo sentadas ou em pé;
  • Meias de compressão ajudam no retorno venoso;
  • Colocar as pernas para cima, acima do nível do coração por alguns minutos durante o dia. Use a lei da gravidade a seu favor;
  • Nos casos mais complicados é necessário uma cirurgia vascular para remover as varizes e acompanhar a reação da dermatite em ambiente clínico.

Prevenção
A prevenção é fundamental para evitar o aparecimento da dermatite ocre. O tratamento das varizes de forma correta com acompanhamento com o Médico Vascular, controle do peso, diminuição da pressão venosa e o uso de meias de compressão. É importante estar atentos às reações do corpo e estar em dia com a sua saúde vascular, procure um Cirurgião Vascular ou Angiologista e veja com ele quais os melhores tratamentos.