Escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma é um tipo de tratamento cujo objetivo é eliminar as varizes e os pequenos vasinhos. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante em forma de espuma, injetado diretamente nas varizes, até que estas desapareçam. Ela é muito eficaz nas microvarizes e varizes de até 2mm, nas varizes de maior calibre pode ser necessária mais de 1 aplicação.

É muito importante que este tratamento seja realizado apenas pelo Cirurgião Vascular certificado, para evitar possíveis ocorrências de complicações.

Como é feito o tratamento?

É relativamente simples e pode ser realizado no consultório médico sem que haja a necessidade de anestesia ou internação. Mesmo sendo um procedimento simples e sem complicações, é importante que seja feito por um médico especialista. O tratamento consiste na localização da veia por meio do ultrassom vascular e injeção do medicamento em forma de espuma, que faz com que a veia seja fechada e o sangue redirecionado, melhorando a circulação sanguínea.

Após o tratamento recomenda-se que a pessoa use meias de compressão elástica, para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de aparecer novas varizes. É indicado que a pessoa não se exponha ao sol para evitar que fiquem manchas.

É um tratamento definitivo?

Praticamente, porém pode aparecer variz em outras regiões.

É seguro?

É um procedimento seguro e possui baixos riscos, sendo apenas observados pequenas alterações locais, como por exemplo: ardência, inchaço ou vermelhidão na região que podem passar em algumas horas. Apensar de não oferecer riscos, em alguns casos raros a escleroterapia pode ocasionar em algumas consequências, por isso é de extrema importância que todos os exames sejam feitos e avaliados os possíveis riscos.

Consulte sempre um Cirurgião Vascular certificado.

Leave a comment