Depois de realizar a Cirurgia Vascular, siga corretamente os cuidados pós-operatórios para que você obtenha êxito em sua cirurgia. Você deverá voltar ao consultório do médico no dia marcado, para a primeira revisão pós-operatória. Os demais retornos serão com 30 e 60 dias. O local operado ficará arroxeado (hematoma), inchado (edema local) e dolorido. Isso é um processo normal,
que melhorará em 45 a 60 dias.

REPOUSO: Até o primeiro retorno no consultório, manter repouso rigoroso. Manter pernas elevadas, de preferência, com um calço (altura de 15cm) embaixo da cama, para que o colchão fique reto e não prejudique a coluna. Pode levantar para ir ao banheiro ou à cozinha, devendo retornar imediatamente ao repouso. Não deverá subir ou descer escadas. Após o primeiro retorno até o 30o dia, manter repouso relativo, podendo andar pela casa, mas não realizar esforço físico ou carregar peso. Após 30 dias, pode sair de casa, voltar a dirigir e realizar suas atividades habituais. Não deverá realizar esforço físico, academia ou carregar peso. Após 60 dias, está liberada para qualquer atividade.

BANHO: Tomar banho sentado (para pacientes que retiraram a safena), sem demorar, não esfregando os micropores, para evitar forçar os cortes e, assim, obter uma cicatrização melhor e mais rápida. Os micropores podem ser retirados em casa mesmo após 7dias.

MEIAS ELÁSTICAS: Vestir pela manhã deitada e retirar à noite (19 h). Será usada no mínimo por 30 dias até 3 meses. (Não usar a meia a noite!)

HEMATOMAS: Aumentam até o 3o dia da cirurgia e reduzem em 3 a 8 semanas. Após retirar os micropores, deverá fazer compressas mornas(p.ex.bolsatérmica)eaplicar VenalotHcreme logoapósacompressa,3xaodia.

EDEMA: Edema leve, especialmente nos casos onde foi feita safenectomia, é normal. É controlado pelo uso da meia elástica e com drenagem linfática adjuvante, que será indicada no retorno do 60o dia.

NÓDULOS SOB A PELE: Poderão surgir pequenos nódulos endurecidos e pouco dolorosos sob a pele, os quais regridem espontaneamente até 3 a 4 meses da cirurgia. Se necessário, fazer compressas com água morna.

CICATRIZES: A cicatrização depende de vários fatores: cuidados pós-operatórios, características próprias da pele (predisposições individuais, raciais). Quando realizada safenectomia, é comum a diminuição de sensibilidade no tornozelo/pé, que geralmente é transitória, podendo persistir por até 6 meses.

SOL: Proibido tomar Sol enquanto houver hematomas, áreas com excesso de pigmentação ou avermelhadas (mínimo 60 dias). DEPILAÇÃO: Depilação com cera quente, fria ou lâmina após 30 dias.

VARIZES RESIDUAIS: Após a cirurgia é normal a presença de Vasinhos Residuais, que serão retirados com Escleroterapia. Geralmente iniciamos 30 a 60 dias após a cirurgia.

MEDICAMENTOS: Usar normalmente os medicamentos habituais e os prescritos na alta. ALIMENTAÇÃO: Tomar bastante líquido, frutas e verduras (fibras). Não há restrição alimentar.

ATESTADO/PERÍODO DE AFASTAMENTO DO TRABALHO: Será fornecido na ocasião da alta pelo tempo necessário. O período de afastamento do trabalho varia de 1 semana a 60 dias, conforme a cirurgia.