Sou jovem, tenho varizes, e agora?

Mulheres jovens também sofrem com as varizes, apesar de ser um problema mais recorrente em mulheres de meia idade e idosas, devido aos acontecimentos naturais do organismo.

Mas porque isso ocorre em mulheres mais jovens? As varizes surgem geralmente por herança genética do pai ou da mãe, mas também pode ocorrer por outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos, são maléficos ao sistema venoso. O sedentarismo, a obesidade, gravidez antes dos 20 anos também favorecem a formação de varizes.

Se a jovem identificar saliências nas pernas, como um calombo macio, sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um Cirurgião Vascular. Sem os cuidados corretos as varizes podem alcançar para uma fase mais profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias internas, tromboflebite, feridas ou ulceras.

Como as garotas podem prevenir as varizes?

Primeiro, conversar com o seu médico sobre o uso de anticoncepcionais e evitar o sedentarismo. Faça exercícios com regularidade, eles fazem com que os músculos massageiem o sistema venoso e impulsionem o sangue ao coração e aos pulmões. Se você é o tipo de garota que ama um salto, varie na altura e evite ficar longos períodos em pé.

Evite também roupas muito apertadas que dificultem o sistema venoso, eleve as pernas sempre que possível, não coloque almofadas ou travesseiros entre as pernas para não comprimir as veias ali localizadas.

Os cuidados com a saúde são essenciais, procure um Cirurgião Vascular e faça sempre o seu checkup vascular. A prevenção ainda é o melhor remédio.

 

Leave a comment